top of page

Evoluções,  Histórias de ​Bloco e de Saudade

A trajetória do Bloco da Saudade conta com 34 anos de histórias que ajudaram a fazer da agremiação o que ela é hoje: um símbolo do Carnaval pernambucano. Essas três décadas de atividades e suas implicações no Carnaval são retratadas no livro Evoluções – Histórias de Bloco e de Saudade, do jornalista Amilcar Bezerra e do historiados Lucas Victor, à venda nas livrarias do Recife.


O livro, lançado em 2006, narra não apenas a história do Bloco da Saudade, mas também do próprio Carnaval pernambucano e do Frevo de Bloco, gênero musical que move a agremiação. “Acreditamos que o Bloco da Saudade teve um papel fundamental na popularização e transformação do Frevo de Bloco”, afirma o jornalista Amilcar Bezerra. “Analisar a história do Bloco sem falar do frevo e do próprio Carnaval seria impossível”.

 

Costurando a trajetória da agremiação com textos sobre o próprio Carnaval e sobre o frevo, Evoluções – Histórias de Bloco e de Saudade é um documento também sobre o Carnaval de Pernambuco, à medida que traça um panorama trajetória do Bloco da Saudade atrelando suas atividades à revitalização da folia dos blocos. No livro, a narrativa da história do Bloco da Saudade é entrecortada por artigos sobre assuntos como o surgimento dos primeiros blocos na década de 20, a decadência a partir dos anos 50, a retomada da brincadeira e a busca por antigos signos, a ascensão das novas agremiações e as características e desenvolvimento do frevo de bloco.


Escrito a partir de uma pesquisa de dois anos, que contou com entrevistas de mais de 30 personalidades envolvidas com o Bloco da Saudade, Evoluções – Histórias de Bloco e de Saudade conta ainda com um CD Rom, encartado à publicação. Nele, está reunido parte do acervo histórico, documental e iconográfico do Bloco da Saudade, organizado a partir de levantamento e organização da jornalista Carol Ferreira e da radialista Marina Caminha. O CD-Rom traz preciosidades como o depoimento de Edgard Moraes no momento da fundação do bloco e de fotografias históricas.


O livro pode ser adquirido na Pernambooks Livraria:

(81) 3421-5934

bottom of page